Musica o que é isso?
Bom de acordo com o Wikipédia: A música (do grego μουσική τέχνη - musiké téchne, a arte das musas) é uma forma de arte que se constitui basicamente em combinar sons e silêncio seguindo uma pré-organização ao longo do tempo.
É considerada por diversos autores como uma prática cultural e humana. Atualmente não se conhece nenhuma civilização ou agrupamento que não possua manifestações musicais próprias. Embora nem sempre seja feita com esse objetivo, a música pode ser considerada como uma forma de arte, considerada por muitos como sua principal função.
Claro que cada um tem seu modo de compreender o que é a musica, e para muitos ela não tem muito valor, porém ainda existe muitos artistas musicais que amam essa arte a tornando parte de suas vidas e proporcionando a muitos o que eu chamaria de “alegria musical” que seria uma felicidade diferente de qualquer outra um sentimento único que só pode ser proporcionado quando se escuta aquela musica seja ela de qualquer ritmo, banda, cantor ou instrumento. Uma arte sem igual onde o artista pode demonstrar seus sentimentos sem constrangimento e sem culpa, por isso tocar um instrumento ou cantar ou ouvir sua musica preferida é expressar sua liberdade.
Mas quem inventou essa tal de musica?
Com toda certeza o criador da música é o Criador de todas as coisas, o próprio Deus, uma vez que o canto de um pássaro também forma uma melodia ou qualquer som que a natureza criada por Deus produza, portanto a música já existia muito antes do próprio homem.
Ao longo da história da humanidade as teorias musicais foram se formando inicialmente com os neumas que era um sistema básico de notação dividido em dois grupos virga e tractulus e alguns outros sinais junto as palavras que deveriam ser cantadas, isso por volta do século X.
Mais tarde ainda na idade media iniciou um método usando quatro linhas paralelas e posteriormente incluída mais uma linha, se tornando assim a pauta de cinco linhas que é conhecida e usada até hoje.
No inicio do século XI um monge italiano conhecido como Guido D’Arezzo criou o sistema de notação moderno, encerrando o uso dos neumas na história da música.
Batizou as notas musicais com os nomes que conhecemos hoje: dó, ré, mi, fá, sol, lá e si (antes,ut,re,mi,fa,sol,la e san), baseando-se em um texto sagrado em latim do hino a São João Batista:
Que significa:
"Para que teus grandes servos,
possam ressoar claramente
a maravilha dos teus feitos,
limpe nossos lábios impuros, ó São João."
A Guido d'Arezzo é também atribuída a invenção da "Mão Guidoniana", um sistema mnemônico usado para o ensino da leitura musical, em que os nomes das notas correspondiam a partes da mão humana.
O sistema de Guido d'Arezzo sofreu algumas pequenas transformações no decorrer do tempo: a nota Ut passou a ser chamada de dó, para facilitar o canto com a terminação da sílaba em vogal, derivando-se provavelmente da proposta lançada por Giusepe DONI, nome de um músico italiano, que escolheu a primeira sílaba do seu sobrenome para essa nova denominação e a nota si (por serem as inicias em latim de São João: Sancte Ioannes), novamente facilitando o canto com a terminação de uma vogal.